SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Pais em busca de diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo para o filhoRelações entre projetos de vida, tarefas domésticas e desempenho escolar em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SOMA, Sheila Maria P.  e  WILLIAMS, Lúcia C. A.. Livro infantil especializado como estratégia de prevenção do abuso sexual. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 186-203. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p186-203.

O estudo avaliou se um livro infantil sobre abuso sexual é um meio efetivo para desenvolver habilidades autoprotetivas em 33 crianças de uma escola pública. Os instrumentos utilizados foram: versão adaptada do What If Situation Test (Teste de Situações Condicionais - TSC), que avalia a aquisição de três habilidades autoprotetoras (reconhecer, resistir e relatar); Protocolo de Observação de Atividades Práticas com Familiares e Crianças; e análises qualitativas de verbalizações das crianças filmadas. Em um delineamento experimental, os participantes foram divididos em três grupos: contação de história com livro sobre prevenção do abuso sexual; contação de história com livro não específico sobre abuso sexual e grupo controle (sem contação ou livro). Observou-se que as crianças que participaram da contação com livro sobre abuso sexual obtiveram melhor desempenho em comparação aos outros grupos, apresentando aumento significativo na habilidade de relatar o fato abusivo ocorrido a uma pessoa de confiança.

Palavras-chave : abuso sexual infantil; contação de histórias; prevenção; habilidades autoprotetivas; livros infantis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License