SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Family secret and artistic-expressive resources in family psychotherapy: a theoretical-clinical study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

COELHO, Clara C. de A.  and  DELL'AGLIO, Débora D.. Clima escolar e satisfação com a escola entre adolescentes de ensino médio. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 265-281. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281.

Este estudo investigou relações entre clima escolar e satisfação de adolescentes com a escola, a partir de uma amostra de 504 estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os estudantes responderam à Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e à Delaware School Climate Survey. Uma análise de regressão múltipla, utilizando-se o método forward, identificou um modelo com três domínios do clima escolar que contribuíram para a explicação de 30% da variação da satisfação com a escola (p < 0,001): relacionamento professor-estudante (β = 0,28), justeza das regras e clareza de expectativas (β = 0,21) e relacionamento estudante-estudante (β = 0,17). Os resultados sugerem que os relacionamentos, assim como a estrutura oferecida no ambiente escolar, são fundamentais para a explicação da satisfação com a escola. Além disso, os resultados indicam que a melhoria da satisfação dos estudantes com a escola pode ocorrer por meio de aspectos relacionados ao clima escolar, com destaque para a relação professor-estudante.

Keywords : satisfação escolar; clima escolar; desenvolvimento positivo; adolescência; relação professor-estudante.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License