SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1School climate and school satisfaction among high school adolescentsAnxiety and depression in family members of people hospitalized in an intensive care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FRANCO, Ricardo da S.  and  SEI, Maíra B.. Segredo familiar e os recursos artísticos-expressivos na psicoterapia familiar: um estudo teórico-clínico. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 297-311. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p297-311.

Objetivou-se discutir o uso de recursos artísticos-expressivos na psicoterapia psicanalítica de casal e família por meio de um estudo teórico-clínico pautado no método clínico-qualitativo. O segredo familiar consiste em uma mensagem que não pode circular livremente na família por estar associado a uma situação traumática ou vergonhosa vivenciada por um dos membros da família, com sua revelação podendo colocar em risco a manutenção dos vínculos familiares. Sendo assim, tal mecanismo de defesa da dinâmica familiar implica uma das principais causas de desistência da psicoterapia por parte de casais e famílias. Para a discussão, foram utilizadas vinhetas clínicas de um caso atendido em um serviço-escola de psicologia de uma universidade pública. Observou-se que o uso de recursos artísticos-expressivos favoreceu a emergência de conteúdos inconscientes e o desenvolvimento do processo terapêutico.

Keywords : terapia familiar; resistência; psicanálise; clínicas-escola; arte-terapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License