SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Clima escolar e satisfação com a escola entre adolescentes de ensino médioAnsiedade e depressão em familiares de pessoas internadas em terapia intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FRANCO, Ricardo da S.  e  SEI, Maíra B.. Segredo familiar e os recursos artísticos-expressivos na psicoterapia familiar: um estudo teórico-clínico. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 297-311. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p297-311.

Objetivou-se discutir o uso de recursos artísticos-expressivos na psicoterapia psicanalítica de casal e família por meio de um estudo teórico-clínico pautado no método clínico-qualitativo. O segredo familiar consiste em uma mensagem que não pode circular livremente na família por estar associado a uma situação traumática ou vergonhosa vivenciada por um dos membros da família, com sua revelação podendo colocar em risco a manutenção dos vínculos familiares. Sendo assim, tal mecanismo de defesa da dinâmica familiar implica uma das principais causas de desistência da psicoterapia por parte de casais e famílias. Para a discussão, foram utilizadas vinhetas clínicas de um caso atendido em um serviço-escola de psicologia de uma universidade pública. Observou-se que o uso de recursos artísticos-expressivos favoreceu a emergência de conteúdos inconscientes e o desenvolvimento do processo terapêutico.

Palavras-chave : terapia familiar; resistência; psicanálise; clínicas-escola; arte-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License