SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Instrumentos de medida de reserva cognitiva: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; ZUANAZZI, Ana Carolina  e  MIGUEL, Fabiano K.. Personalidade patológica e qualidade de vida: evidências de validade para o IDCP-2. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 21-40. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p21-40.

O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade com base em critérios externos (qualidade de vida) para o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2). Participaram do estudo 1.618 brasileiros, que responderam ao IDCP-2, ao WHOQOL-bref, à PANAS e à Escala de Satisfação de Vida. Encontramos correlações negativas entre fatores específicos do IDCP-2 e satisfação com a vida e experiência de afetos positivos. A análise de regressão com dimensões do IDCP-2 como preditores e os escores na PANAS, satisfação com a vida, WHOQOL e variável clínica-demográfica como variáveis dependentes demonstrou capacidade preditiva entre 0,27 (satisfação com a vida) e 0,48 (qualidade de vida geral). Os resultados sugerem que o IDCP-2 pode ser utilizado como indicador da falta ou o rebaixamento quanto aos desfechos positivos presentemente estudados. No geral, encontramos que altas pontuações em Autossacrifício e Isolamento e baixos escores em Conscienciosidade são indicativos de baixa qualidade de vida.

Palavras-chave : qualidade de vida; personalidade; transtornos da personalidade; testagem psicológica; avaliação da personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License