SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Personalidade patológica e qualidade de vida: evidências de validade para o IDCP-2Evidências de confiabilidade e validade do instrumento de avaliação sensorial Sensory Profile: um estudo preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LANDENBERGER, Thaís; CARDOSO, Nicolas de O.; OLIVEIRA, Camila Rosa de  e  ARGIMON, Irani Iracema de L.. Instrumentos de medida de reserva cognitiva: uma revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 58-74. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p58-74.

O construto reserva cognitiva (RC) busca explicar a capacidade de o cérebro compensar a degeneração causada pela idade ou neuropatologia. Contudo, medidas padronizadas de RC são incipientes. Por meio de uma revisão sistemática, este estudo objetivou investigar os instrumentos em formato de escalas e questionários utilizados como medida objetiva de RC, a partir da mensuração de múltiplas variáveis relacionadas a atividades realizadas ao longo da vida. A busca por artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus, ScienceDirect, PsychINFO, BVS e Cochrane. Sete estudos foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Constatouse a existência de cinco escalas/questionários que mensuram RC. Os instrumentos são de curta duração, porém variam quanto aos itens/às variáveis mensuradas e carecem de estudos aprofundados, com amostras amplas e diversificadas. São necessários mais estudos que busquem aprimorar as evidências de validade e realizar adaptações transculturais das escalas/dos questionários de RC.

Palavras-chave : reserva cognitiva; instrumentos de medida; avaliação; escala/questionários; cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License