SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Instrumentos de medida de reserva cognitiva: uma revisão sistemáticaFenotipagem digital e transtornos da personalidade: uma relação necessária na era digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MATTOS, Jací C.; D'ANTINO, Maria Eloísa F.  e  CYSNEIROS, Roberta M.. Evidências de confiabilidade e validade do instrumento de avaliação sensorial Sensory Profile: um estudo preliminar. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 99-121. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p99-121.

Considerando-se a necessidade e importância de trabalhos que analisem propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação, o presente estudo investigou parâmetros psicométricos de confiabilidade e validade do Sensory Profile. A amostra foi composta de 336 crianças da região metropolitana de São Paulo, Brasil, de 5 a 10 anos de idade, de ambos os sexos, sendo 298 sem transtornos do neurodesenvolvimento e 38 com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento apresentou consistência interna satisfatória com valores de alfa acima de 0,60 na maioria das categorias e dos fatores. A média dos escores da amostra de crianças brasileiras sem transtornos do neurodesenvolvimento diferiu da amostra normativa norte-americana. As crianças com TEA apresentaram desempenho do processamento sensorial inferior ao das crianças sem transtornos do neurodesenvolvimento. Os resultados mostraram que o Sensory Profile traduzido e adaptado culturalmente para o português do Brasil apontou para a presença de prejuízos sensoriais nas crianças com TEA investigadas nesta pesquisa.

Palavras-chave : Sensory Profile; avaliação; processamento sensorial; confiabilidade; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License