SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Evidences of reliability and validity of the sensory assessment instrument Sensory Profile: a preliminary studyStress, parenting and family support in attention deficit/shyperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CARVALHO, Lucas de Francisco  and  PIANOWSKI, Giselle. Fenotipagem digital e transtornos da personalidade: uma relação necessária na era digital. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 122-133. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p153-171.

O digital phenotyping refere-se à quantificação in-situ do fenótipo humano, usando dados pessoais de dispositivos digitais. Argumenta-se a favor da utilização de digital phenotyping na saúde mental, particularmente nos Transtornos da Personalidade (TP). Foi realizada uma revisão para fundamentar três principais questões, aplicações, implicações e desafios no aproveitamento do digital phenotyping em TPs. A literatura apresenta uma variedade de estudos apontando que a área dos TPs pode se beneficiar do digital phenotyping. Pontos-chave são discutidos, suportando os avanços previstos na aplicação do digital phenotyping aos TPs, como melhorias na avaliação, pesquisa, taxonomia e, finalmente, nas intervenções. Apesar da perspectiva de progresso com esta integração, são discutidos desafios a serem superados. Enquanto superam-se os desafios, espera-se um maior impacto prático da aplicação do digital phenotyping aos TPs nas perspectivas dos profissionais, dos pacientes e da comunidade. A principal expectativa é apoiar os modelos psiquiátricos na prevenção de emergências.

Keywords : transtornos da personalidade; mobile health; mhealth; eHealth; digital phenotype.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License