SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Evidencias de confiabilidad y validez de la herramienta de evaluación Sensory Profile: un estudio preliminarEstrés, parentalidad y soporte familiar en el trastorno de déficit de atención/hiperactividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

CARVALHO, Lucas de Francisco  y  PIANOWSKI, Giselle. Fenotipagem digital e transtornos da personalidade: uma relação necessária na era digital. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 122-133. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p153-171.

O digital phenotyping refere-se à quantificação in-situ do fenótipo humano, usando dados pessoais de dispositivos digitais. Argumenta-se a favor da utilização de digital phenotyping na saúde mental, particularmente nos Transtornos da Personalidade (TP). Foi realizada uma revisão para fundamentar três principais questões, aplicações, implicações e desafios no aproveitamento do digital phenotyping em TPs. A literatura apresenta uma variedade de estudos apontando que a área dos TPs pode se beneficiar do digital phenotyping. Pontos-chave são discutidos, suportando os avanços previstos na aplicação do digital phenotyping aos TPs, como melhorias na avaliação, pesquisa, taxonomia e, finalmente, nas intervenções. Apesar da perspectiva de progresso com esta integração, são discutidos desafios a serem superados. Enquanto superam-se os desafios, espera-se um maior impacto prático da aplicação do digital phenotyping aos TPs nas perspectivas dos profissionais, dos pacientes e da comunidade. A principal expectativa é apoiar os modelos psiquiátricos na prevenção de emergências.

Palabras clave : transtornos da personalidade; mobile health; mhealth; eHealth; digital phenotype.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License