SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Digital phenotyping and personality disorders: a necessary relationship in the digital ageManagement of psychosocial risks?: An S.O.S in cuban organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

REZENDE, Fernanda P.; CALAIS, Sandra L.  and  CARDOSO, Hugo F.. Estresse, parentalidade e suporte familiar no transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 153-171. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p153-171.

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) gera prejuízos para o desenvolvimento infantil. Pais de crianças com esse diagnóstico podem apresentar estresse e problemas no gerenciamento de limites, comprometendo o estilo parental, além de perceberem o suporte familiar como baixo. O objetivo do estudo foi caracterizar estresse, estilo parental e percepção de suporte familiar em pais de crianças com TDAH, estabelecendo relações entre essas variáveis. Assim, 42 pais (pai e mãe) responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). Os resultados indicaram que as mães apresentaram mais estresse do que os pais; também houve associação do estresse das mães com práticas parentais negativas e baixa percepção de suporte familiar. Outro achado foi que, quanto maior a idade da criança, pior o estilo parental que a família apresenta. Novas pesquisas devem dar apoio a esses dados.

Keywords : TDAH; estresse; família; parentalidade; apoio.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License