SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Fenotipagem digital e transtornos da personalidade: uma relação necessária na era digitalGestão de riscos psicossociais?: Um S.O.S em organizações cubanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

REZENDE, Fernanda P.; CALAIS, Sandra L.  e  CARDOSO, Hugo F.. Estresse, parentalidade e suporte familiar no transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 153-171. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p153-171.

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) gera prejuízos para o desenvolvimento infantil. Pais de crianças com esse diagnóstico podem apresentar estresse e problemas no gerenciamento de limites, comprometendo o estilo parental, além de perceberem o suporte familiar como baixo. O objetivo do estudo foi caracterizar estresse, estilo parental e percepção de suporte familiar em pais de crianças com TDAH, estabelecendo relações entre essas variáveis. Assim, 42 pais (pai e mãe) responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Inventário de Estilos Parentais (IEP) e Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). Os resultados indicaram que as mães apresentaram mais estresse do que os pais; também houve associação do estresse das mães com práticas parentais negativas e baixa percepção de suporte familiar. Outro achado foi que, quanto maior a idade da criança, pior o estilo parental que a família apresenta. Novas pesquisas devem dar apoio a esses dados.

Palavras-chave : TDAH; estresse; família; parentalidade; apoio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License