SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Gestão de riscos psicossociais?: Um S.O.S em organizações cubanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BRAGA, Natalia L.; ARAUJO, Noália M. de  e  MACIEL, Regina Heloisa. Condições do trabalho da mulher: uma revisão integrativa da literatura brasileira. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 232-251. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p232-251.

A pesquisa objetivou identificar, descrever e analisar as condições do trabalho da mulher relatadas na literatura científica brasileira. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados Scielo e Pepsic, utilizando como descritores "trabalho feminino" e "trabalho AND gênero". A busca resultou em 238 artigos, dos quais 22 foram selecionados. A análise resultou na divisão de três categorias: Relações de gênero e conflitos no ambiente laboral; Trabalho e família; e Precarização do trabalho. O trabalho precarizado, relações de poder e a divisão sexual do trabalho são as principais dimensões relacionadas com as condições de trabalho de mulheres. As diferenças de gênero permanecem arraigadas no contexto laboral, muitas vezes, tratadas de forma naturalizada. A conquista de um espaço no mundo do trabalho por parte das mulheres aconteceu de modo paralelo à perpetuação de obrigações para com a família e instaurou, como consequência, a dupla (ou tripla) jornada de trabalho.

Palavras-chave : trabalho da mulher; precarização; desigualdade de gênero; divisão sexual do trabalho; condições de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License