SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Intervenções com jogos em contexto educacional: contribuições às funções executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Cláudia  e  PEREIRA, Franciany B.. Desempenho em provas de vocabulário receptivo e compreensão leitora em escolares do ensino fundamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 277-293. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p277-293.

Objetiva delinear o perfil do desempenho de escolares do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, da rede pública, do estado do Rio de Janeiro, em provas de vocabulário receptivo e compreensão de leitura. Participaram 42 escolares, distribuídos em: GI (15 escolares do 3º ano); GII (15 escolares do 4º ano); e GIII (12 escolares do 5º ano). Os instrumentos de avaliação utilizados foram os testes TVfusp e PROCOMLE. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante para vocabulário e compreensão leitora no decorrer das seriações, sugerindo influência de fatores extrínsecos, como o meio em que o indivíduo está inserido, e fatores intrínsecos, como o processamento da informação e a memória. Podemos concluir que houve desempenho crescente, na comparação dos grupos, em vocabulário, assim como, em variáveis relacionadas à compreensão dos gêneros textuais analisados, possibilitando traçar o perfil destes escolares.

Palavras-chave : leitura; compreensão de leitura; vocabulário; aprendizagem; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License