SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Rendimiento en pruebas de vocabulario receptivo y comprensión de lectura en alumnos de la enseñanza fundamentalComo Soy, como Estoy: estado nutricional e imagen corporal en mujeres sometidas a cirurgia plastica estetica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

RAMOS, Daniela Karine; BIANCHI, Maria Luiza; REBELLO, Eliza Regina  y  MARTINS, Maria Eduarda de O.. Intervenções com jogos em contexto educacional: contribuições às funções executivas. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 316-335. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p316-335.

Este estudo tem o objetivo de avaliar se o uso de jogos em contexto educacional pode contribuir com o aprimoramento das funções executivas dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa a partir da proposição de intervenções estruturadas como o uso de jogos cognitivos. A avaliação das contribuições foi realizada por meio de entrevista com as professoras e aplicação de substestes do WISC-IV antes e após as intervenções em um intervalo de 4 meses. Os resultados indicam melhor desempenho em relação à memória operacional, a velocidade de processamento e a atenção. Os aspectos também foram observados pelas professoras, as quais ressaltaram ainda melhoras comportamentais e sociais. Apesar de tais resultados não serem atribuíveis exclusivamente à intervenção, sugere-se que o uso de jogos, de maneira intencional e mediada, pode ajudar a aprimorar as funções executivas.

Palabras clave : jogos digitais; jogos; funções executivas; aprendizagem; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License