SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2How I am, how am I: nutritional status and body image in women submitted to aesthetic plastic surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VALE, Alliny Michelly S.; SILVA, Henrique S. da  and  CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá F. S.. Memória autobiográfica: uma proposta de estimulação mnêmica em idosos. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 378-396. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n2p378-396.

O objetivo deste estudo foi documentar o processo de implantação de uma intervenção de memória autobiográfica para idosos desenvolvida por Serrano, Latorre e Montañes (2005) e verificar o impacto na cognição, nos sintomas depressivos, na ansiedade e na qualidade de vida. O delineamento do estudo foi quase experimental, com avaliações pré e pós-intervenção, sendo investigadas dez pessoas idosas de ambos os sexos, divididas em grupo controle (GC = 5) e grupo experimental (GE = 5). Não houve ganhos em escores cognitivos, depressão, ansiedade e qualidade de vida. Contudo, a aplicação do protocolo proporcionou a interação e socialização dos idosos em um ambiente capaz de favorecer a rememoração autobiográfica. Sugere-se, porém, que os profissionais, ao aplicarem o roteiro, tenham flexibilidade necessária para possível ampliação de número de idoso, tempo e número de sessões.

Keywords : memória autobiográfica; idoso; terapia de reminiscência; emoção; cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License