SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Adaptação cultural do protocolo health behaviour in school-aged children para a realidade brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OTONI, Fernanda  e  RUEDA, Fabián Javier M.. Versão de rastreio do teste de bender para avaliar o desempenho escolar. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 45-60. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p45-60.

O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade de critério para a versão de rastreio do teste de Bender - Sistema de Pontuação Gradual por meio do desempenho escolar. Participaram 333 crianças, com idades entre 6 e 10 anos (M = 8,39; DP = 1,37), matriculadas entre o primeiro e o quinto ano. Por meio da Anova, verificou-se que as três figuras dessa versão foram capazes de diferenciar apenas o grupo de crianças com baixo desempenho escolar, indicando que elas cometeram mais erros de distorções. O coeficiente de Pearson apresentou correlações significativas entre a versão de rastreio e as disciplinas de português e matemática, indicando que maturidade perceptomotora bem desenvolvida tende a ser facilitadora na consolidação dos conteúdos propostos nas disciplinas do ensino fundamental I. Destarte, sugere-se que a versão de rastreio é uma medida com potencial para avaliar de possíveis dificuldade de aprendizagem.

Palavras-chave : habilidade perceptomotora; psicologia escolar; avaliação psicológica; avaliação infantil; avaliação cognitiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License