SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Screening version of Bender test to the assessment of school performanceEvidence of criterion validity for the causal attribution scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MALTONI, Juliana et al. Adaptação cultural do protocolo health behaviour in school-aged children para a realidade brasileira. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 77-92. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p77-92.

A adolescência é uma fase de intensas transformações, podendo ser propícia ou apresentar riscos ao desenvolvimento. A saúde adolescente influencia diretamente em trajetórias futuras individuais e da sociedade como um todo, confirmando a necessidade de investigações acerca desse período do ciclo vital. A força-tarefa Health Behaviour in School-aged Children, com a World Health Organization (HBSC-WHO), vem realizando levantamentos da saúde há mais de 30 anos com um protocolo próprio, contando com aproximadamente 40 países da América do Norte e Europa. O objetivo deste trabalho foi apresentar o processo de tradução e adaptação cultural do instrumento HBSC para a realidade brasileira. Este é o primeiro estudo a realizar a adaptação desse instrumento no Brasil. O processo utilizou a tradução de juízes, um comitê da área, a avaliação em público-alvo e o estudo-piloto. Concluiu-se pela adaptação satisfatória do instrumento para a realidade brasileira, configurando-se Questionário HBSC Brasil.

Keywords : tradução; adaptação cultural; levantamento de saúde; saúde do adolescente; HBSC.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License