SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Versão de rastreio do teste de bender para avaliar o desempenho escolarEvidências de validade de critério para a escala de atribuições de causalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MALTONI, Juliana et al. Adaptação cultural do protocolo health behaviour in school-aged children para a realidade brasileira. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 77-92. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p77-92.

A adolescência é uma fase de intensas transformações, podendo ser propícia ou apresentar riscos ao desenvolvimento. A saúde adolescente influencia diretamente em trajetórias futuras individuais e da sociedade como um todo, confirmando a necessidade de investigações acerca desse período do ciclo vital. A força-tarefa Health Behaviour in School-aged Children, com a World Health Organization (HBSC-WHO), vem realizando levantamentos da saúde há mais de 30 anos com um protocolo próprio, contando com aproximadamente 40 países da América do Norte e Europa. O objetivo deste trabalho foi apresentar o processo de tradução e adaptação cultural do instrumento HBSC para a realidade brasileira. Este é o primeiro estudo a realizar a adaptação desse instrumento no Brasil. O processo utilizou a tradução de juízes, um comitê da área, a avaliação em público-alvo e o estudo-piloto. Concluiu-se pela adaptação satisfatória do instrumento para a realidade brasileira, configurando-se Questionário HBSC Brasil.

Palavras-chave : tradução; adaptação cultural; levantamento de saúde; saúde do adolescente; HBSC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License