SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Adaptação cultural do protocolo health behaviour in school-aged children para a realidade brasileiraTreinamento de Habilidades Sociais (THS) para alunos em situação de vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERRAZ, Adriana S.; SANTOS, Acácia Aparecida A. dos  e  ALMEIDA, Leandro S.. Evidências de validade de critério para a escala de atribuições de causalidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 114-134. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p114-134.

Este artigo reporta o estudo de evidências de validade de critério concorrente da Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF), constituída pelos fatores Causas para o Sucesso e Causas para o Fracasso. Responderam à escala 927 alunos (do terceiro ao nono ano; Midade = 11,59; DP = 1,98), em maioria meninas (53,9%), sendo 147 repetentes. Os resultados indicaram a predisposição dos alunos do ensino fundamental I a indicar o fator Causas para o Sucesso. As médias das meninas e dos alunos não repetentes sobressaíram nos dois fatores da EAVAT-EF. Examinou-se que os alunos do ensino fundamental II e reprovados por ano escolar obtiveram pontuações mais elevadas no fator Causas para o Fracasso. São discutidas particularidades do ensino-aprendizagem entre os níveis de ensino, os possíveis impactos nas atribuições causais devido à interação entre as variáveis sexo e repetência, bem como a interferência dos critérios de reprovação nas crenças atribucionais.

Palavras-chave : motivação para aprendizagem; atribuições causais; ensino fundamental; repetência escolar; avaliação psicoeducacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License