SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Políticas educacionais e psicologia: uma revisão da literaturaEfeito da terapia cognitivo-comportamental um ano após tratamento para adultos com transtorno depressivo maior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MAFFEI, Bruna; ARRIEIRA, Isabel Cristina de O.; FERREIRA, Renata A.  e  CARDOSO, Daniela H.. Estratégias de enfrentamento de cuidadores de pacientes em cuidados paliativos no domicílio. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 303-322. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p303-322.

A pesquisa objetivou compreender as estratégias de enfrentamento de cuidadores de pacientes em cuidados paliativos. Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, com nove cuidadores de pacientes em cuidados paliativos de um programa de internação domiciliar do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por uma entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias sobre recursos pessoais prévios ao cuidado e ao apoio social. A família, a fé e o apoio da equipe domiciliar foram importantes recursos. A situação clínica do paciente e o afeto entre cuidador e paciente dificultaram a exposição do cuidador sobre seus problemas pessoais, desvalorizando queixas de saúde. Conclui-se que cuidar de um familiar é uma tarefa desafiadora, que influencia a saúde do cuidador, podendo acarretar o adoecimento deste, e o revezamento do cuidado pode diminuir a sua sobrecarga. É necessário integrar o cuidador na assistência da equipe e implementar ações educativas à sua saúde.

Palavras-chave : enfrentamento; cuidadores; cuidados paliativos; psico-oncologia; assistência domiciliar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License