SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Efeito da terapia cognitivo-comportamental um ano após tratamento para adultos com transtorno depressivo maiorAtualizações em epidemiologia do autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALMEIDA, Paola E. de M. et al. Estratégias metodológicas para avaliação e análise funcional do comportamento obsessivo-compulsivo. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 386-404. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p386-404.

O estudo teve por objetivo identificar variáveis controladoras de comportamentos obsessivo-compulsivos de um participante adulto, com base em três estratégias de avaliação. Na primeira, Avaliação Funcional Indireta, recuperaram-se registros de sessões de terapia frequentadas pelo participante, em que foram descritas condições favorecedoras dos comportamentos obsessivo-compulsivos. Na segunda, Avaliação Funcional Descritiva, observou-se o comportamento do participante em sessões nas quais se dispunham tarefas antes indicadas como desencadeantes do comportamento-problema. Na terceira, Análise Funcional Breve - Teste de Função Única, foram manipuladas condições de demanda e controle, a fim de examinar a hipótese funcional de que o comportamento-problema seria mantido por fuga/ esquiva de tarefas. Embora divergentes, os resultados das avalições permitiram descartar a hipótese de que o comportamento-alvo seria mantido pela retirada da tarefa. Discutem-se a pertinência da adoção de diferentes estratégias de avaliação no trabalho clínico e a fragilidade de intervenções unicamente orientadas por relatos verbais.

Palavras-chave : análise do comportamento; análise funcional; transtorno obsessivo-compulsivo (TOC); avaliação funcional indireta; avaliação funcional descritiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License