SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Atualizações em epidemiologia do autismoPerda de palavras no transtorno do espectro autista: análise de vídeos caseiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SCHMIDT, Carlo; NUNES, Leila Regina O. de P.; SILVA, Thatyana M.  e  OLIVEIRA, Jéssica Jaíne M. de. Autoscopia como recurso metodológico em intervenções com autismo: aspectos empíricos. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 418-436. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p418-436.

A autoscopia é um recurso metodológico que inclui procedimentos de videogravação de práticas interventivas, visando a análise e a autoavaliação por um ou mais protagonistas dessa prática. O objetivo deste estudo foi apresentar evidências de eficácia do procedimento da autoscopia em intervenções com autismo. A autoscopia é utilizada como variável independente em dois estudos experimentais intrassujeitos. O estudo A verificou o efeito da autoscopia sobre os comportamentos de duas professoras que buscavam favorecer a comunicação do aluno com o uso de cartões pictográficos e aguardavam resposta deles após suas solicitações. Já o estudo B analisou o efeito sobre as habilidades sociocomunicativas da mãe de uma criança com autismo e seu filho durante uma intervenção. Concluiu-se que tanto as respostas das professoras quanto a dos pais mostraram efeitos estatisticamente significativos da autoscopia, atestando sua robustez. A mudança nos comportamentos dos participantes exercido pela autoscopia é discutida.

Palavras-chave : autismo; metodologia; intervenção; autoscopia; estudo experimental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License