SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Autoscopia como recurso metodológico em intervenções com autismo: aspectos empíricosCapacitação parental para manejo de comportamentos disruptivos para tea em intervenção comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BACKES, Bárbara et al. Perda de palavras no transtorno do espectro autista: análise de vídeos caseiros. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 437-455. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p437-455.

A regressão de habilidades previamente adquiridas tem sido destacada como um potencial indicador precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos do estudo de caso longitudinal e exploratório, utilizando observação sistemática foram validar os relatos dos pais sobre a perda de palavras, investigar suas características e outras habilidades em uma criança de 42 meses com TEA ao longo de um período de 10 meses. Foram analisados dez vídeos mostrando o comportamento da criança entre 13 e 23 meses de idade de acordo com um protocolo de observação de vídeos caseiros e do PROTEA-R. Analisamos 171 episódios envolvendo os comportamentos investigados, incluindo o uso de 51 palavras (a maioria substantivos). Observamos perda de palavras e perda de outras habilidades (de brincar e habilidades sociais). A perda de palavras foi o primeiro ou principal motivo de preocupação dos pais, reforçando que esse fenômeno constitui um indicador precoce potencial de TEA.

Palavras-chave : transtorno do espectro autista; desenvolvimento infantil; linguagem; vídeos caseiros; diagnóstico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License