SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Word loss trajectory in autism spectrum disorder: analysis of home videosCommunication of students with ASD: a self-regulation of learning based intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BAGAIOLO, Leila F. et al. Capacitação parental para manejo de comportamentos disruptivos para tea em intervenção comportamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 456-472. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p456-47.

O transtorno do espectro do autismo (TEA) afeta precocemente áreas de desenvolvimento e resulta em uma sobrecarga significativa para as famílias, tanto emocional quanto economicamente. Este é um estudo não controlado, multicêntrico, com o objetivo de capacitar, com base na Análise Aplicada do Comportamento, cuidadores de indivíduos com TEA que apresentam comportamento disruptivo e deficit de comunicação. Os resultados mostraram redução nos comportamentos disruptivos, medidos pelo Aberrant Behavior Checklist (ABC), e também nos sintomas de depressão e ansiedade dos cuidadores, avaliados pela Escala de Hamilton. As intervenções em grupo podem ser uma alternativa viável para atingir uma parcela maior da população.

Keywords : Transtorno do Espectro Autista; capacitação parental; análise do comportamento aplicada; gestão de comportamentos disruptivos; treino de comunicação funcional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License