SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Perda de palavras no transtorno do espectro autista: análise de vídeos caseirosComunicação de estudantes com TEA: uma intervenção baseada na autorregulação da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BAGAIOLO, Leila F. et al. Tea: capacitación de padres para manejo de conductas problemáticas. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 456-472. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p456-47.

O transtorno do espectro do autismo (TEA) afeta precocemente áreas de desenvolvimento e resulta em uma sobrecarga significativa para as famílias, tanto emocional quanto economicamente. Este é um estudo não controlado, multicêntrico, com o objetivo de capacitar, com base na Análise Aplicada do Comportamento, cuidadores de indivíduos com TEA que apresentam comportamento disruptivo e deficit de comunicação. Os resultados mostraram redução nos comportamentos disruptivos, medidos pelo Aberrant Behavior Checklist (ABC), e também nos sintomas de depressão e ansiedade dos cuidadores, avaliados pela Escala de Hamilton. As intervenções em grupo podem ser uma alternativa viável para atingir uma parcela maior da população.

Palavras-chave : trastorno del espectro autista; capacitación parental; análisis conductual aplicado; gestión de comportamientos disruptivos; entrenamiento de comunicación funcional.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License