SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Implementing a community-based parent training behavioral intervention for autism spectrum disorderAutistic spectrum disorders in brazilian primary care: telehealth and face-to-face training method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

LEAO, Andréia T.; CAMARGO, Siglia P. H.  and  FRISON, Lourdes Maria B.. Comunicação de estudantes com TEA: uma intervenção baseada na autorregulação da aprendizagem. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 473-500. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p473-500.

Dificuldades nas habilidades de comunicação/socialização representam uma das principais barreiras para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enquanto público-alvo da educação especial, alunos com TEA devem frequentar a sala de aula comum, podendo receber o suporte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno de sua escolarização. Este estudo investigou se uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem no contexto do AEE contribui para o incremento da comunicação dos participantes neste mesmo contexto e na sala de aula. Foi utilizado um delineamento experimental de linha de bases múltiplas através de três participantes. Os resultados demonstraram um aumento na frequência de iniciativas não verbais e o uso do contato ocular em respostas aos parceiros de comunicação no AEE. Não houve generalização desses ganhos para o contexto de sala de aula comum. Implicações e relevância dos resultados para a inclusão de alunos com autismo são discutidas.

Keywords : comunicação; autorregulação; autismo; atendimento educacional especializado; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License