SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Comunicação de estudantes com TEA: uma intervenção baseada na autorregulação da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LOWENTHAL, Rosane et al. Treinamento sobre transtorno do espectro autista na atenção básica do Brasil: teleducação e presencial. Psicol. teor. prat. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp. 501-516. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p501-516.

Os primeiros sintomas de transtorno do espectro autista (TEA) são detectados por profissionais da atenção básica. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um modelo de treinamento via telemedicina e workshop presencial sobre TEA e saúde mental infantil para médicos e enfermeiros da atenção básica. Participaram do treinamento 150 profissionais de cinco cidades brasileiras. No módulo a distância, foram desenvolvidos vídeos sobre TEA e os principais transtornos da infância, e no presencial foi baseado no treinamento "Técnicas de comunicação para lidar com saúde mental de crianças e adolescentes na atenção primaria". Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários específicos de conhecimento e o Questionário de conhecimento, atitudes e prática (CAP). Os resultados apontaram a aquisição de conhecimento, atitudes e prática tanto pelos médicos quanto pelos enfermeiros. Os resultados deste estudo mostram que o treinamento de profissionais da atenção básica é factível e efetiva.

Palavras-chave : transtorno autístico; atenção básica; medicos; enfermeiros; capacitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License