SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Análisis de estructura interna del inventario de depresión mayor (MDI)Instrumentos de evaluación del estigma percibido y el estigma experimentado en enfermedades mentales: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

TEIXEIRA, Marco Antônio P.  y  CASTILLO, Sergio Armando L.. Adaptação ao português brasileiro do O*Net Interests Profiler: Short Form. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 41-63. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p41-63.

O objetivo deste estudo foi adaptar o O*NET Interests Profiler - Short Form para o português brasileiro. O instrumento avalia interesses vocacionais de acordo com o modelo RIASEC, que inclui seis dimensões (Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional). As evidências de validade foram obtidas por meio da Análise de Componentes Principais, Escalonamento Multidimensional, correlações entre os conceitos secundários do modelo teórico e contrastes entre grupos ocupacionais. Os resultados da ACP, dos contrastes entre os grupos selecionados e dos resultados das correlações entre os conceitos secundários confirmaram as expectativas teóricas. No entanto, os resultados do EMD não confirmaram totalmente a estrutura hexagonal. Em geral, os resultados sugerem que o instrumento adaptado apressenta evidências aceitáveis de validade. Estudos adicionais são sugeridos para aumentar a adequação da versão brasileira do instrumento.

Palabras clave : avaliação psicológica; escolha de carreira; interesses; O*NET; RIASEC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License