SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Instruments for measuring perceived and experienced Mental Illness Stigma: A systematic reviewAssociations between maternal responsiveness due to the number of offspring and motor development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SILVA JUNIOR, Domingos I. da; FERREIRA, Maria Cristina  and  VALENTINI, Felipe. Propriedades psicométricas da Escala de Engajamento no trabalho de Professores (EEP). Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 109-126. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p109-126.

O engajamento no trabalho caracteriza-se por um estado afetivo-motivacional que gera disposição no empregado, envolvimento com o trabalho e esforço concentrado na realização das tarefas. O estudo reuniu evidências de validade da Escala de Engajamento de Professores (EEP) no contexto brasileiro. A amostra foi composta por 417 professores, de ambos os sexos (62,1% feminino). As análises fatoriais confirmatórias evidenciaram que o modelo original do instrumento, composto por 16 itens, distribuídos em quatro fatores, foi o de melhor ajuste aos dados. A escala apresentou invariância para sexo, tipo de aplicação (presencial ou online), faixa etária e tempo de docência. Os índices de consistência interna dos fatores variaram de 0,66 a 0,85. A escala apresentou, ainda, indicadores de validade convergente com o engajamento no trabalho e o comprometimento organizacional afetivo. As boas qualidades psicométricas da escala recomendam seu uso futuro na pesquisa do engajamento em professores.

Keywords : engajamento no trabalho; professor; engajamento do professor; análise fatorial confirmatória; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License