SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Problemas de comportamento, ansiedade e habilidades sociais de crianças pré-escolaresA compreensão da política por militantes do movimento trans alagoano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BRITO, Rafael C. de  e  CARPIGIANIO, Berenice. A psicodinâmica do preconceito: revisão bibliográfica. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 230-250. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p230-250.

A intenção da presente pesquisa foi investigar como a teoria psicanalítica do funcionamento intrapsíquico do preconceituoso pode ajudar a delimitar as características anímicas desse mal social. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, isto é, um estudo das fontes documentais selecionadas de maneira ordenada, sistematizada e documentada, com critérios e procedimentos claramente delimitados. Dezessete artigos foram selecionados e cada um deles foi estudado, fichado e analisado. Como principal resultado, pôde-se concluir que o preconceito é, no fundo, um mecanismo de identificação. As funções primordiais a que atende são voltadas à manutenção das boas relações objetais e à coesão narcísica do self ante a ameaça de sua destruição pela sensação da ambivalência. Dessa forma, o indivíduo precisa proteger as identificações que são a base da constituição do seu self por meio de mecanismos de defesa que colocam tanto a gênese quanto o produto de suas angústias em outros, fundamentalmente percebidos como diferentes.

Palavras-chave : preconceito; psicodinâmica; psicanálise; ambivalência; identificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License