SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A psicodinâmica do preconceito: revisão bibliográficaExtimidade virtual e conjugalidade: possíveis repercussões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LINS, Carolina C.  e  MESQUITA, Marcos R.. A compreensão da política por militantes do movimento trans alagoano. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 251-269. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p251-269.

Tendo em vista o caráter recente da organização de movimentos sociais trans no Brasil, objetivamos analisar a compreensão da política por travestis e transexuais da cidade de Maceió, que integram a Associação das Travestis e Transexuais de Alagoas (Asttal). Tal estudo se mostra relevante considerando os contextos de transfobia e violência de gênero na cidade em questão. Para tanto, inserimo-nos nas atividades do movimento trans e participamos delas, que foram registradas em diários de campo. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete integrantes dessa associação. Obtivemos conclusões que se subdividiram em três categorias, as quais apontaram para dimensões como a política institucional, partidária; a política específica do movimento LGBT; e a política associada à cidadania e às políticas públicas.

Palavras-chave : travestis; transexuais; movimentos sociais; política; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License