SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A compreensão da política por militantes do movimento trans alagoanoPoetizando após os sessenta: uma experiência sobre o envelhecer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MENDES-CAMPOS, Carolina; FERES-CARNEIRO, Terezinha  e  MAGALHAES, Andrea S.. Extimidade virtual e conjugalidade: possíveis repercussões. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 285-299. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p285-299.

O presente trabalho tem como objetivo investigar as possíveis repercussões da “extimidade virtual” na vivência da conjugalidade de hoje. A noção de intimidade tem passado por significativas transformações. Historicamente, ela mantinha um forte vínculo com a ideia de privacidade. Contudo, é notória a sua transformação na rede, já que as informações compartilhadas alcançam uma visibilidade nunca antes imaginada. Por esse motivo, a noção de “extimidade virtual” foi escolhida para designar essa nova perspectiva da intimidade na rede. Entrevistaram-se seis pessoas casadas e usuárias do Facebook. As entrevistas foram discutidas por meio do método da análise de conteúdo. Das narrativas emergiram categorias de análise. Verificou-se, a partir das análises, que estamos diante não de um fenômeno dicotômico que separa o virtual do real, mas de uma novidade que une e entrelaça os fios da experiência com o outro, dentro e fora da rede.

Palavras-chave : extimidade virtual; intimidade; conjugalidade; redes sociais; conflito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License