SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Extimidade virtual e conjugalidade: possíveis repercussõesCentro de aprendizagem e desenvolvimento: estudo de caso interdisciplinar em aba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CHIQUETTO, Camila Maria  e  STELLA, Claudia. Poetizando após os sessenta: uma experiência sobre o envelhecer. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 316-331. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p316-331.

A estigmatização do envelhecimento reduzindo-o às perdas se dá tanto pela desnaturalização do fenômeno quanto pela influência do ideário cultural sobre o envelhecimento que desconsideram seus aspectos subjetivos. O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa participante em uma oficina de poesias, verificando se a leitura e a produção poéticas auxiliam na produção de novos sentidos sobre o envelhecer. Dos materiais produzidos nas oficinas, bem como dos relatos descritivos dos encontros, emergiram as seguintes categorias de análise: a oficina como espaço de apropriação, convívio e reflexão das participantes; sociedade e possibilidade de uma postura ativa no envelhecimento; a apropriação do corpo no envelhecer: vivências e críticas ao modelo estético; memória: recordações e significados. Como resultado, a oficina de poesias possibilitou um espaço de criação, partilha e reconhecimento social, de retomada de memórias e de reflexões acerca dos estigmas.

Palavras-chave : envelhecimento; psicologia do desenvolvimento; saúde mental; idosos; poesia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License