SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Poetizando após os sessenta: uma experiência sobre o envelhecerProgramas de orientação de pais em grupo: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BENITEZ, Priscila et al. Centro de aprendizagem e desenvolvimento: estudo de caso interdisciplinar em aba. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 351-367. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p351-367.

O transtorno do espectro autista (TEA) acomete as diferentes áreas do desenvolvimento. A aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) por diferentes profissionais tem demonstrado resultados promissores. O objetivo foi descrever um estudo de caso interdisciplinar delineado nos princípios analítico-comportamentais, a partir de uma intervenção aplicada com uma criança com TEA. O procedimento envolveu cinco fases: avaliação do repertório da criança com TEA, reunião interdisciplinar, aplicação do currículo, formação dos pais e novamente reunião interdisciplinar. Os resultados apresentam os dados de avaliação da criança com TEA, a organização do currículo e uma análise do estudo de caso, a partir do entrelaçamento de contingências comportamentais. Cada profissional da equipe, em sua área de atuação, colaborou para a construção, aplicação e análise do currículo de ensino estruturado, individualizado e diversificado, o que gerou reflexões, ainda que embrionárias, sobre esse tipo de organização de intervenção, envolvendo os profissionais, pais e a criança com TEA.

Palavras-chave : autismo; Análise do Comportamento Aplicada; currículo; desenvolvimento; equipe interdisciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License