SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Centro de aprendizagem e desenvolvimento: estudo de caso interdisciplinar em aba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BENEDETTI, Thaís B.; REBESSI, Isabela P.  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Programas de orientação de pais em grupo: uma revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 399-430. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p399-430.

A orientação de pais é importante para um acompanhamento deles na terapia dos filhos. Este estudo teve como objetivo levantar as principais características de programas de orientação de pais em grupo de artigos publicados nos últimos anos e verificar semelhanças e diferenças entre eles correlacionando-as com os outcomes dos artigos selecionados. Utilizou-se o método de revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, PsycINFO, Lilacs e SciELO. A busca foi realizada entre junho e agosto de 2019 e incluíram-se os artigos publicados nos anos de 2013 a 2018 de programas em grupo para pais, cuidadores ou familiares, grupos de treinamento/orientação, de promoção/prevenção de saúde, com mínimo de quatro sessões. Vinte artigos cumpriram todos esses critérios e foram incluídos no estudo em questão. Os artigos incluídos na revisão apresentaram ganhos e resultados positivos das intervenções e sua importância no tratamento e/ou na prevenção e promoção de saúde dos filhos.

Palavras-chave : revisão sistemática; programas; orientação de pais; abordagem cognitivo-comportamental; grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License