SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Análise da escala de impedimentos à aplicação da tecnologia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MATOS, Fabíola R.; ROSSINI, Joaquim Carlos; LOPES, Renata F. F.  e  AMARAL, Jodi Dee H. F. do. Tradução, adaptação e evidências de validade de conteúdo do schema mode inventory. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 39-59. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p39-59.

A validade de conteúdo representa a extensão com que cada item de um instrumento comprova o fenômeno de interesse e sua dimensão dentro daquilo que se propõe a investigar. Os objetivos desta pesquisa foram realizar a tradução e apresentar as evidências de validade de conteúdo do instrumento Schema Mode Inventory - versão reduzida, iniciando assim sua adaptação cultural. Para isso, participaram oito especialistas da área da Terapia do Esquema, que responderam a dois instrumentos: um que investiga o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e outro que realiza a Análise de Concordância Kappa. Os resultados indicaram que, considerando o viés semântico, grande parte do instrumento mede o que sugere medir, possuindo então evidências de validade de conteúdo para o contexto brasileiro (CVC: de 0,56 a 0,99; Kappa médio geral: 0,74).

Palavras-chave : medidas; psicometria; Terapia Cognitiva; Terapia do Esquema; Schema Mode Inventory.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License