SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Analysis of the scale of impairment to the application of social technologyEmotional Dysregulation Scale - Adults (EDEA): validity evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

ABREU, Elissandra S. de et al. Tarefa complexa de teoria da mente: validade baseada nas relações com variáveis externas. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 105-123. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p124-142.

A maior parte das pesquisas sobre a teoria da mente (ToM) concentra-se nos anos pré-escolares, sendo poucos os estudos direcionados aos anos posteriores, principalmente em contexto nacional. O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade de uma tarefa complexa de ToM a partir da relação com variáveis externas: idade, tipo de escola e vocabulário. Participaram 98 crianças, entre 6 e 9 anos de idade, de escolas privadas e públicas. Os resultados obtidos mostraram efeito de idade e de escola, com melhor desempenho das crianças de escolas privadas. Houve correlação positiva, significativa e de magnitude moderada com vocabulário. Este estudo disponibiliza as primeiras fontes de evidências de validade da tarefa, indicando que idade e tipo de escola se mostraram variáveis relevantes para o desempenho em ToM, as quais, por isso, devem ser consideradas na elaboração de normas futuras.

Keywords : teoria da mente; validade; cognição social; idade; tipo de escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License