SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Escala de Desregulação Emocional - Adultos (EDEA): evidências de validadeRepresentações sociais sobre um antigo hospital colônia: um estudo com seus moradores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Juciara da C.; RIBEIRO, Miriam O.; SANTOS, Déborah M. dos  e  PENATTI, Carlos Alberto A.. Revisão teórico-integrativa na atualização sobre vocalização ultrassônica em animais: correlação com o modelo de transtorno do espectro autista?. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 179-197. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p83-104.

A capacidade de compreender os outros e comunicar-se com eles é fundamental para o desenvolvimento das crianças durante o desenvolvimento típico. Entre os desarranjos sociais, o transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por deficiências de expressão e interações, em que ocorrem comportamentos repetitivos, estereotipados e com particularidade restrita. Com o objetivo de entender melhor a correlação entre o TEA e estudos de experimentação em comunicação ultrassônica em modelos animais, foi realizada uma revisão teórico-integrativa na base de dados PubMed, sendo selecionados 25 trabalhos. Evidenciou-se, com base nos achados, o papel relevante e promissor de determinados genes que modulam os aspectos de comunicação. Esses genes, em sua grande maioria, podem ser marcadores de déficits de comunicação.

Palavras-chave : comunicação; vocalização ultrassônica; TEA; genética; neurodesenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License