SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Representações sociais sobre um antigo hospital colônia: um estudo com seus moradoresO perfeccionismo dos atletas está associado ao desempenho de equipes de futsal? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MOURAO, Luciana  e  FERNANDES, Helenita. Percepção de trabalhadores acerca de inibidores e propulsores do desenvolvimento profissional. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 273-295. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p273-295.

A carreira é um processo ativo que se constrói de forma objetiva e subjetiva ao longo da vida. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de trabalhadores acerca dos propulsores e inibidores de seu desenvolvimento profissional. O método foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento dos dados e contou com a participação de 408 trabalhadores (53,9% homens), que abordaram os elementos que atuaram como propulsores ou inibidores de seu desenvolvimento profissional. A segunda etapa foi uma análise por juízes (dez) para agrupamento de tais propulsores/inibidores de acordo com as dimensões de três modelos teóricos de aprendizagem. Como contribuição, o estudo apresenta 39 propulsores/inibidores do desenvolvimento profissional, distribuídos nas seguintes categorias: elementos psicológicos, elementos relacionais, elementos contextuais e aprendizagem intencional e experiencial. Os resultados contribuem para os estudos sobre carreira e podem subsidiar trabalhadores em sua reflexão e elaboração de planos de desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : aprendizagem no trabalho; carreira; desenvolvimento profissional; inibidores; propulsores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License