SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Percepção de trabalhadores acerca de inibidores e propulsores do desenvolvimento profissionalMotivação no ensino médio: metas de realização e estratégias de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto A. do et al. O perfeccionismo dos atletas está associado ao desempenho de equipes de futsal?. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 317-337. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p317-337.

Este estudo investigou a associação entre o perfeccionismo de 140 atletas e o desempenho de equipes de futsal. Os atletas foram divididos em dois grupos: medalhistas (n = 29) e não medalhistas (n = 111). Os instrumentos foram a Escala Multidimensional de Perfeccionismo-2 e os boletins dos jogos para a coleta dos indicadores de desempenho (gols marcados/sofridos, número de vitórias/derrotas e pontos somados na competição). A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Mann-Whitney, correlação de Spearman e Path Analysis. Os resultados revelaram que os atletas não medalhistas apresentaram mais dúvidas na ação (p = 0,008). Os esforços perfeccionistas apresentaram associação positiva com os gols marcados (β = 0,17) e negativa com os gols sofridos (β = -0,23) nos jogadores medalhistas, enquanto as preocupações perfeccionistas apresentaram associação negativa (β > -0,20) com os indicadores de desempenho dos jogadores não medalhistas. Concluiu-se que o perfeccionismo adaptativo pode ser considerado um fator interveniente no desempenho coletivo no futsal, principalmente em equipes bem-sucedidas.

Palavras-chave : personalidade; desempenho; esporte; Psicologia do Esporte; perfeccionismo; personalidad; desempenho; deporte; Psicología del Deporte; perfeccionismo.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License