SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A morte de pais por homicídio e o luto infantil: revisão sistemáticaAdoecimento psicossomático na abordagem analítica: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CORREA, Mikael A.  e  DIAS, Ana Cristina G.. Avaliações autorreferentes e práticas esportivas: comparações entre universitários praticantes e não praticantes. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 444-457. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n2p444-457.

Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.

Palavras-chave : Sports Psychology; competition; self-evaluations; self-efficacy; agency.

        · resumo em Português | Português | Português | Português | Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License