SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Comparação de indicadores patológicos e saudáveis do zulliger com administração R-otimizadoOpiniões sobre contracepção e comportamento sexual em jovens universitários do sul brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FORTES, Leonardo de S.; JUNIOR, José Roberto A. do Nascimento; FREIRE, Gabriel Lucas M.  e  FERREIRA, Maria Elisa C.. O Coping medeia a relação entre ansiedade competitiva e transtornos alimentares em atletas?. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 74-91. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p74-91.

A ansiedade competitiva possui relação positiva e linear com a frequência de comportamentos de risco para os transtornos alimentares (CRTA). A ansiedade competitiva apresenta relação negativa e linear com as estratégias de coping. Talvez o coping possa mediar a relação entre a ansiedade competitiva e a frequência de CRTA em atletas. O objetivo do estudo foi analisar a mediação do coping entre a ansiedade competitiva e os CRTA em atletas brasileiros do sexo masculino. Participaram 739 atletas. Para avaliação da frequência de CRTA, foi adotada a Disordered Eating in Sports Scale. Utilizou-se a versão brasileira do Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2R) para avaliar a ansiedade competitiva. Foi utilizado o Athletic Coping Strategies Inventory para avaliar as estratégias de coping. Os achados revelaram relação direta entre a ansiedade competitiva e os CRTA (p = .01). Os resultados indicaram que as estratégias de coping potencializaram a relação entre a ansiedade competitiva e os CRTA (p = .01). Concluiu-se que o coping pode ser considerado uma variável psicológica determinante na relação entre a ansiedade competitiva e os CRTA.

Palavras-chave : psicologia do esporte; ansiedade; atletas; transtornos alimentares; comportamentos patológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License