SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Does coping mediate the relationship between competitive anxiety and eating disorders in athletes?Acquisition of responses with different effort requirements after exposure to noncontingent stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

STEPHANOU, André T.; DELATORRE, Marina Z.  and  DIAS, Ana Cristina G.. Opiniões sobre contracepção e comportamento sexual em jovens universitários do sul brasileiro. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 115-136. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p115-136.

A transição para a universidade é um momento sensível do desenvolvimento no qual os indivíduos podem estar expostos a mais estressores e exibir comportamentos de risco, como sexo desprotegido. Este estudo teve como objetivo investigar diferenças em opiniões sobre contracepção com base no comportamento sexual autorrelatado. Jovens estudantes sexualmente ativos (253) responderam a um questionário sobre dados sociodemográficos e comportamento sexual, e a uma escala de opiniões sobre contracepção. O uso de contraceptivos foi reportado por 95% dos participantes, mas apenas 22% relataram uso consistente de camisinha. Uso inconsistente de camisinha esteve associado a opiniões negativas sobre seu impacto na relação sexual. Entre as mulheres, o uso de camisinha se associou a opiniões de maior assertividade na negociação de métodos contraceptivos. Homens se mostraram menos favoráveis a discutir métodos contraceptivos em casal. Intervenções de suporte à contracepção devem levar em conta as diferentes barreiras à contracepção que afetam homens e mulheres.

Keywords : comportamento sexual; contracepção; jovens; gravidez; universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License