SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Opinions about contraception and sexual behavior in southern Brazil's college youthMeanings about participation in a formation of restorative practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SILVA, Carlos Henrique S. da  and  MICHELETTO, Nilza. Aquisição de respostas de diferentes custos após exposição a estímulos não contingentes. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 161-184. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p161-184.

Este experimento investigou se a exposição a estímulos apetitivos não contingentes tem efeitos sobre a aquisição de respostas de diferentes custos. Na fase 1, ratos foram expostos a eventos contingentes às respostas de focinhar, eventos não contingentes ou não foram expostos. Na fase 2, a resposta de pressão à barra dos animais foi reforçada continuamente ou em esquema FR 3. O tempo e o número de reforçadores para aquisição de respostas variaram entre os sujeitos, não sendo identificada relação entre a exposição na fase 1 e o custo da resposta a ser adquirida na fase 2. O maior tempo para aquisição da resposta ocorreu possivelmente por causa de respostas competitivas acidentalmente seguidas por estímulos apetitivos na fase 1. Discutem-se possibilidades para estudos futuros e possíveis implicações para o contexto aplicado.

Keywords : desamparo aprendido; estímulos apetitivos não contingentes; eventos independentes da resposta; contiguidade; competição de respostas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License