SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Acquisition of responses with different effort requirements after exposure to noncontingent stimuliSchool climate and indicators of stress, anxiety, and depression in teachers of private technical high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VIDOTTO, Letícia T.  and  SOUZA, Laura V. e. Sentidos sobre a participação em uma capacitação em práticas restaurativas. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 208-229. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p208-229.

A Justiça Restaurativa (JR) envolve princípios éticos, filosóficos e políticos na compreensão dos conflitos humanos em diferentes contextos. Considerando a importância e escassez de estudos referentes a processos formativos de facilitadores em práticas restaurativas, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos produzidos sobre a participação nessas formações. Entrevistaram-se representantes de cada grupo social inscrito em uma capacitação de práticas restaurativas. A partir da análise temática das entrevistas, foram criados os eixos analíticos "para que", "quem" e "como". Os resultados mostraram que os participantes tiveram mudanças na qualidade da escuta, da comunicação e do entendimento de conflito e punição. Entretanto, os participantes se mostraram inseguros para facilitar os círculos restaurativos, o que demonstra a necessidade de mais exercícios práticos. Realizar a construção do contexto conversacional do grupo pode colaborar para alinhar expectativas e diminuir os níveis de ansiedade e taxa de abandono no decorrer do processo formativo.

Keywords : Justiça Restaurativa; práticas restaurativas; construcionismo social; capacitação; facilitação de diálogos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License