SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Aquisição de respostas de diferentes custos após exposição a estímulos não contingentesClima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VIDOTTO, Letícia T.  e  SOUZA, Laura V. e. Sentidos sobre a participação em uma capacitação em práticas restaurativas. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 208-229. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p208-229.

A Justiça Restaurativa (JR) envolve princípios éticos, filosóficos e políticos na compreensão dos conflitos humanos em diferentes contextos. Considerando a importância e escassez de estudos referentes a processos formativos de facilitadores em práticas restaurativas, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos produzidos sobre a participação nessas formações. Entrevistaram-se representantes de cada grupo social inscrito em uma capacitação de práticas restaurativas. A partir da análise temática das entrevistas, foram criados os eixos analíticos "para que", "quem" e "como". Os resultados mostraram que os participantes tiveram mudanças na qualidade da escuta, da comunicação e do entendimento de conflito e punição. Entretanto, os participantes se mostraram inseguros para facilitar os círculos restaurativos, o que demonstra a necessidade de mais exercícios práticos. Realizar a construção do contexto conversacional do grupo pode colaborar para alinhar expectativas e diminuir os níveis de ansiedade e taxa de abandono no decorrer do processo formativo.

Palavras-chave : Justiça Restaurativa; práticas restaurativas; construcionismo social; capacitação; facilitação de diálogos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License