SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Meanings about participation in a formation of restorative practicesA single-case quasi-experimental design of functional analytic psychotherapy for substance abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FILIPPSEN, Osvaldo André  and  MARIN, Angela Helena. Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 247-262. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p247-262.

Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem.

Keywords : clima escolar; estresse; ansiedade; depressão; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License