SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Sentidos sobre la participación en una formación de prácticas restaurativasUn diseño de caso único cuasi experimental de psicoterapia analítica funcional para abuso de sustancias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

FILIPPSEN, Osvaldo André  y  MARIN, Angela Helena. Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 247-262. ISSN 1516-3687.  http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n3p247-262.

Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta os indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre as variáveis consideradas. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% da variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar a saúde mental docente, os quais precisam ser considerados porque há a possibilidade de eles impactarem a qualidade do ensino-aprendizagem.

Palabras clave : clima escolar; estresse; ansiedade; depressão; professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License