SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Clima escolar e indicadores de estresse, ansiedade e depressão em professores do ensino técnico médio privadoAvaliação de sintomas depressivos em uma amostra com transtorno de ansiedade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALAN; CLAUDIA  e  ELLIOT. Um delineamento quase-experimental de caso único da psicoterapia analítica funcional para abuso de substâncias. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 263-286. ISSN 1516-3687.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) sobre os comportamentos clinicamente relevantes (CRBs) e abuso de substâncias de dependentes químicos e identificar os componentes terapêuticos de mudança. Foram utilizados os instrumentos Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale para categorização de comportamentos do terapeuta e cliente e Timeline Followback para registrar o abuso de drogas. Dois participantes foram atendidos em um delineamento quase-experimental de caso único A/A+B, onde A = Terapia Analítico-Comportamental e A+B = FAP. Os resultados indicaram que a introdução da FAP, em especial o responder contingente do terapeuta, acompanhou os progressos e houve melhora no consumo de substâncias após 3 meses para ambos. O participante que se manteve mais tempo em psicoterapia obteve maior benefício no follow-up e no consumo de drogas. Concluiu-se que a FAP alterou CRBs reforçando positivamente progressos em sessão e que isto provavelmente se correlacionou com melhoras extrassessão.

Palavras-chave : droga (dependência); terapia comportamental; delineamento experimental; reabilitação da droga; relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License