SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3A single-case quasi-experimental design of functional analytic psychotherapy for substance abuseCharacterization and psychological aspects of patients with erectile dysfunction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BRUNA et al. Avaliação de sintomas depressivos em uma amostra com transtorno de ansiedade social. Psicol. teor. prat. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp. 304-320. ISSN 1516-3687.

Os indivíduos com transtorno de ansiedade social (TAS) frequentemente apresentam também depressão. O objetivo deste trabalho foi verificar os níveis de depressão presentes em uma amostra de indivíduos diagnosticados com TAS, assim como ca racterizar essa amostra de acordo com as variáveis sociodemográficas. Contou-se com 104 participantes diagnosticados com TAS, provenientes de um banco de dados preexistente. Os dados sociodemográficos e clínicos foram analisados por meio de estatística descritiva, bem como se utilizou estatística inferencial nos níveis de ansiedade social e sintomas depressivos, obtidos por meio do Inventário de Fobia Social (SPIN) e do Inventário de Depressão de Beck (BDI-II). Constatou-se que mais da metade das pessoas possuía transtorno depressivo maior como diagnóstico secundário e que maiores níveis de ansiedade social se correlacionaram positivamente com maiores níveis de sintomas depressivos. Tais dados evidenciam a relação existente entre depressão e ansiedade social, e corroboram os achados da literatura.

Keywords : transtorno de ansiedade social; depressão; comorbidade; correlação; TAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License